• Posted by : Naty junho 11, 2010

    Bem, as duas notícias que vou postar são interessantes. A primeira acho que porque afeta a todos os leitores de mangás pela net e a segunda para todos os amantes de Kimi Ni Todoke.

    #1   Editoras Americanas e Japonesas Unidas Contra Scanlators
      
     By: J-Box
    Talvez essa seja a notícia que mais tenha dado repercussão nesse início de semana: cerca de 36 editoras, americanas e japonesas, se uniram em uma frente para tentar acabar com os scanlators, sites que disponibilizam mangás de graça e que seriam os responsáveis pela queda nas vendas de quadrinhos nipônicos no mercado internacional (sobretudo, o americano).
    Os scanlators surgiram como os fansubbers: grupos de fãs que se uniram para disponibilizar gratuitamente material japonês traduzido, as vezes pouco tempo após a publicação original – atualmente séries populares como Naruto, One Piece e Bleach saem poucas horas após seu lançamento nas antologias.
    As editoras alegam que esses grupos saíram do “fã para fã” e se tornaram verdadeiras empresas, lucrando com publicidade e o tráfego gerado pelos downloads. Além disso, alguns começaram a aceitar doações para se manterem ativos, o que acabou se tornando uma grande fonte de renda pra muitos – há casos em que apenas quem doa tem acesso atodo material disponibilizado.
    Se antes existia a filosofia de retirarem do ar material licenciado, na prática não é bem assim – no Brasil mesmo é possível achar scanlators trabalhando com títulos como Gantz, Nana, Fullmetal e outros que saem oficialmente por aqui via Panini e JBC.
    Essa situação é bastante polêmica, e existem os dois lados da moeda: mangás são produtos e assim sendo, necessitam gerar lucros, ou seja, as editoras e os autores tem todo o direito e procurarem os meios legais para protegerem suas obras. Os fãs alegam que nem sempre tem acesso à determinados materias de forma oficial e os scanlators acabam sendo a única alternativa para poderem acompanhá-los.
    Diversos sites já foram notificados e alguns deverão sair do ar ou enfrentarão processos caso não acatem a ordem das editoras. Mesmo assim é bem improvável que tais medidas acabem com a prática, já que existem inúmeros meios de distribuição de midia pela internet (entre elas os torrents).

    #2 Lançado o trailer do live de Kimi Ni Todoke

    Neste live, a Mikako Tabe interpretará a Sawako e Haruma Miura interpretará o Kazehaya.



    Kissu :*/
    E desculpem pela falta de frequência. Ainda acho que um dia a escola vai acabar comigo antes de eu acabar com ela. xD

    { 2 coments... read them below or Comment }

    1. Realmente entendo o que as editoras sentem, mas há muitas maneiras de se olhar isso.
      Por exemplo, há muitos mangás que as pessoas gostam e não vêm para cá,o que é muito triste. Além de que as editoras (pelo menos brasileira) não se interessam por muitos mangás shoujos e não tão conhecidos, mesmo tendo aumentado o mercado de um tempo pra cá. Conclusão: Muitas vezes somos forçados a apelar para scanlators.
      Outra coisa, se você prestar atenção muitos scanlators (pelo menos os que eu uso) tem avisos do tipo: "Compre o original, dê suporte às autoras" ou "Se você não pretende comprar o original, delete esse mangá do seu computador em 24 horas", no caso dos downloads. O que acontece é que as pessoas realmente extrapolam e nem ligam para os originais e pelo estado das autoras. Eu, por exemplo, tendo ajudar ao máximo. Admito, eu leio Ouran pelo One Manga, mas se você ver minha estante saberá que sempre que lança um volume de Ouran, eu compro. Se as pessoas tomassem jeito, pelo menos, os scanlators seria uma ajuda para as váris editorar, pois as pessoas teriam ideia de como é o mangá via scanlator e depois compraria o original. Mas todos nós sabemos que isso difícil.

      ResponderExcluir
    2. Eu também sempre procuro comprar as séries que me interessam. Mas nem todas são publicadas por aqui. Então, nós somos forçados a apelar para os scans. E, sinceramente, eu fico feliz de poder acompanhar séries bacanas ,que provavelmente nunca serão lançadas por aqui,pelo PC.

      ResponderExcluir

  • Copyright © 2013 - Nisekoi - All Right Reserved

    #Yakuza Girls Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan|TPBlogger